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O Site do seu negócio e a Gestão de Cookies / Política de Privacidade dentro da LGPD – a nova Lei de Proteção de Dados Pessoais.

O principal objetivo da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é garantir a privacidade de tais dados, protegendo o titular no que diz respeito ao processamento, tratamento e livre circulação de seus dados pessoais.

As empresas devem mudar sua forma de funcionamento e operação, uma vez que a Lei estabelece regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo um padrão mais elevado de proteção e penalidades para o não cumprimento da norma.

COOKIES

Os Cookies são considerados como DADOS PESSOAIS, é um arquivo de texto que contém várias informações sobre os visitantes de um determinado site.

São utilizados principalmente para identificar e armazenar informações, desde as páginas visitadas até os dados fornecidos ao site.

Ao visitar um site, informações pessoais como nome, e-mail e interesses (consultas, comportamento de navegação e preferências em geral)
são armazenadas em um Cookie e enviadas ao navegador daquele usuário.

É dessa forma que as empresas estudam o comportamento do consumidor online, sabendo as páginas de visualização, a quantidade, o tempo e etc. Uma ferramenta muito poderosa para o Marketing Digital.

AS EMPRESAS EM GERAL

Os Sites de empresas coletam informações de Cookies para executar campanhas direcionadas a um determinado segmento, incluindo, localização, grupo de produtos, termos de pesquisa e afins. Os sites institucionais ou de vendas utilizam, por exemplo, informações da navegação daquele consumidor/usuário ou armazenam os produtos/pesquisas que foram feitas.
Atualmente, utilizam-se os Cookies permanentes, armazenados até expiração ou exclusão para uso de divulgações / marketing digital.

Contudo, há uma tendência crescente no uso dessa ferramenta, provocando o armazenamento de dados para acompanhar a atividade online do usuário, rastreando hábitos de navegação ao longo do tempo para construir um perfil de interesse.

A legislação não surgiu com o objetivo de proibir o uso dos dados, mas sim regulamentar a forma como esses dados devem ser tratados.

CONSENTIMENTO DE COOKIES NOS SITES.

As mudanças impostas pela LGPD podem ser vistas como oportunidade as empresas nos mais diversos segmentos, que terão de adotar estratégias
para evoluir com suas técnicas e ferramentas, a fim de estabelecer interações mais significativas e transparentes com seus clientes.
Um dos requisitos mais importantes da LGPD está na definição do que constitui o consentimento, em seu artigo 5º, XII: “Para os fins dessa lei,
considera-se: consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais
para uma finalidade determinada”.

O consentimento de Cookies pelo usuário, deve ser livre, ou seja, confere ao usuário pleno controle sobre o tratamento de seus dados pessoais.

Esse consentimento deve ser de fácil procedimento para o usuário, além de poder escolher quais dados fornecer ou não, podendo, inclusive, retirar seu consentimento a qualquer momento.

A empresa não pode compelir o usuário a consentir com determinados Cookies para ter acesso a determinada aplicação na internet.

PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

Isso pode se tornar um problema as empresas que mantêm seus dados em lugares diferentes e para finalidades diferentes, visto que, além de
facilitar o acesso aos dados, a empresa precisará ter um controle para comprovar o cumprimento da legislação, onde há o procedimento completo
do tratamento de dados, com detalhes quanto ao processo de coleta, uso, armazenamento e compartilhamento.

A LGPD-SP oferece serviços através de uma plataforma integrada, capaz de hospedar o registro de consentimento de cada usuário, centralizando essas informações, além de auxiliar no acompanhamento, alteração e atualização de todos os seus dados de permissões.